Por Luiz Carlos Moreno

“O poder e a capacidade de aprender já existem na alma”.
(Platão, A República, livro VII)
Nosso entendimento, dentro da normalidade física e mental, temos a possibilidade de aprender. Resta-nos questionar: queremos?
- A vida já nos ensinou que só querer não basta. Aprendizado é a combinação de sentimento, raciocínio e ação.
- Aquilo que sentimos determina não somente o que pensamos, mas como pensamos.
Como Professores de diversos níveis, até a formação de Professores, ─ e aprendizes que continuamos ─ pudemos aprender alguns caminhos para o aprendizado:
- O que você quer aprender? (Ambição / motivação).
- Você acredita que é capaz? (Otimismo).
- Como os outros podem ajudar-lhe? (Empatia).
- Esse aprendizado está de acordo com seus valores e crenças? (Integridade).
- Qual é o seu estilo de aprendizagem? (Autoconsciência).
O seu aprendizado deve estar conectado com os seus objetivos:
- A T I N G Í V E I S: certifique-se de que é possível.
- E S P E C Í F I C O S: devem ser importantes, não grandes demais.
- M E N S U R Á V E I S: como saber se atingiu?
- R E C U R S OS: o que você precisa?
- T E M P O: quando terá alcançado?
Assim como esses mesmos OBJETIVOS tem de ter conexão profunda com as suas MOTIVAÇÕES:
- São POSITIVOS?
- Conduzirão ao sucesso DESEJADO?
- Estão sob seu CONTROLE?
- Qual EFEITO eles terão?
- Eles lhe farão SEGUIR seus passos no futuro?
Nossas atitudes, costumes e crenças são todos autodidáticos. Não nascemos com eles. São aprendidos…Portanto, podemos assumi-los, administrá-los e direcioná-los. Ou, deixar rolar, aí, não sabemos onde vai…
As bases do nosso aprendizado são:
- Ambição e motivação
- Autoconsciência
- Empatia
- Integridade
- Otimismo
NOSSOS NÍVEIS DE APRENDIZADO:
- AMBIENTE = o “quando” e o “onde”.
- CAPACIDADE = o “como”.
- COMPORTAMENTO = o “quê”.
- CRENÇA = o “porquê”.
- IDENTIDADE = o “quem”.
CONSTATAÇÕES / PROVOCAÇÕES:
1] Alguns alunos não estão interessados no aprendizado.
2] Muitos estudantes não tem metas nem idéia alguma porque estão na situação de aprendizado.
3] O conceito que o estudante tem do professor não é objetivo – é totalmente positivo ou totalmente negativo.
4] Poucos estudantes são objetivos com relação aos seus talentos.
5] Suas capacidades de aprendizagem são variadas.
É o que temos!
O CAMINHO DO APRENDIZADO / DA EDUCAÇÃO CONTINUADA:
- Assume responsabilidade e não culpa.
- Considera o ponto de vista do outro.
- Criativo.
- Curioso.
- Faz perguntas poderosas para si mesmo(a)!
- Flexível.
- Inovador.
- Motiva a si mesmo!
- Pensa com perguntas.
- Sabe o que é necessário fazer e faz.
- Torna-se uma pessoa assertiva!
- Valoriza o não-saber.
“O futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. Os caminhos para ele não são encontrados, mas criados, a atividade de criá-los muda tanto o feitor quanto seu destino”.
John Schaar (1928 – 2011), futurista
“Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam “o que aconteceu?”
John Richardson Jr (1921 – 2014) Secretário de Estado Adjunto dos Estados Unidos para Assuntos Educacionais e Culturais de 1969 a 1977.
De fato, assumimos esses pensamentos, ensinamentos e aprendizagens. Depois, não muito depois, talvez até simultaneamente, a vida em comunidade, no mundo do trabalho vem nos cobrar tudo isso que aprendemos ou, que deveríamos ter aprendido, chamando então de competência ou domínio. E a vida só nos cobrará.
*LUIZ CARLOS MORENO. Pedagogo. Especialista em Educação. Exerceu a docência e coordenação em cursos superiores e de pós-graduação. 35 anos em empresas de médio e grande porte sempre na área de Desenvolvimento Humano. Tem especialização em Filosofia e Ensino da Filosofia (2012); em Didática do Ensino Superior (2004); em Administração da Educação (2002); em Gestão Estratégica e Qualidade (2005). Membro da Academia Ribeirão-pretana de Educação – ARE., cadeira 17, empossado em dezembro 2007. Presidente no exercício 2010 – 2012; reeleito para a gestão 2012-2014; gestão 2014-2016; gestão 2016-2019.
Este artigo foi apresentado durante a mesa-redonda “Educação brasileira contemporânea: ensino, avaliação e formação de professores”, com as participações de Elaine Assolini, Meire Pedersoli, Luiz Carlos Moreno e Marlene Trivellato. O debate foi promovido durante a programação da 22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, no auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace), no dia 14 de agosto de 2023.