Educação brasileira contemporânea: ensino, avaliação e formação de Professores

Por Luiz Carlos Moreno

“O poder e a capacidade de aprender já existem na alma”.
(Platão, A República, livro VII)

Nosso entendimento, dentro da normalidade física e mental, temos a possibilidade de aprender. Resta-nos questionar: queremos?

  • A vida já nos ensinou que só querer não basta. Aprendizado é a combinação de sentimento, raciocínio e ação.
  • Aquilo que sentimos determina não somente o que pensamos, mas como pensamos.

Como Professores de diversos níveis, até a formação de Professores, ─ e aprendizes que continuamos ─ pudemos aprender alguns caminhos para o aprendizado:

  • O que você quer aprender? (Ambição / motivação).
  • Você acredita que é capaz? (Otimismo).
  • Como os outros podem ajudar-lhe? (Empatia).
  • Esse aprendizado está de acordo com seus valores e crenças? (Integridade).
  • Qual é o seu estilo de aprendizagem? (Autoconsciência).

O seu aprendizado deve estar conectado com os seus objetivos:

  • A T I N G Í V E I S: certifique-se de que é possível.
  • E S P E C Í F I C O S: devem ser importantes, não grandes demais.
  • M E N S U R Á V E I S: como saber se atingiu?
  • R E C U R S OS: o que você precisa?
  • T E M P O: quando terá alcançado?

Assim como esses mesmos OBJETIVOS tem de ter conexão profunda com as suas MOTIVAÇÕES:

  • São POSITIVOS?
  • Conduzirão ao sucesso DESEJADO?
  • Estão sob seu CONTROLE?
  • Qual EFEITO eles terão?
  • Eles lhe farão SEGUIR seus passos no futuro?

Nossas atitudes, costumes e crenças são todos autodidáticos. Não nascemos com eles. São aprendidos…Portanto, podemos assumi-los, administrá-los e direcioná-los. Ou, deixar rolar, aí, não sabemos onde vai…

As bases do nosso aprendizado são:

  • Ambição e motivação
  • Autoconsciência
  • Empatia
  • Integridade
  • Otimismo

NOSSOS NÍVEIS DE APRENDIZADO:

  • AMBIENTE = o “quando” e o “onde”.
  • CAPACIDADE = o “como”.
  • COMPORTAMENTO = o “quê”.
  • CRENÇA = o “porquê”.
  • IDENTIDADE = o “quem”.

CONSTATAÇÕES / PROVOCAÇÕES:

1] Alguns alunos não estão interessados no aprendizado.
2] Muitos estudantes não tem metas nem idéia alguma porque estão na situação de aprendizado.
3] O conceito que o estudante tem do professor não é objetivo – é totalmente positivo ou totalmente negativo.
4] Poucos estudantes são objetivos com relação aos seus talentos.
5] Suas capacidades de aprendizagem são variadas.

É o que temos!

O CAMINHO DO APRENDIZADO / DA EDUCAÇÃO CONTINUADA:

  • Assume responsabilidade e não culpa.
  • Considera o ponto de vista do outro.
  • Criativo.
  • Curioso.
  • Faz perguntas poderosas para si mesmo(a)!
  • Flexível.
  • Inovador.
  • Motiva a si mesmo!
  • Pensa com perguntas.
  • Sabe o que é necessário fazer e faz.
  • Torna-se uma pessoa assertiva!
  • Valoriza o não-saber.

“O futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. Os caminhos para ele não são encontrados, mas criados, a atividade de criá-los muda tanto o feitor quanto seu destino”.
John Schaar (1928 – 2011), futurista

“Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam “o que aconteceu?”
John Richardson Jr (1921 – 2014) Secretário de Estado Adjunto dos Estados Unidos para Assuntos Educacionais e Culturais de 1969 a 1977.

De fato, assumimos esses pensamentos, ensinamentos e aprendizagens. Depois, não muito depois, talvez até simultaneamente, a vida em comunidade, no mundo do trabalho vem nos cobrar tudo isso que aprendemos ou, que deveríamos ter aprendido, chamando então de competência ou domínio. E a vida só nos cobrará.

*LUIZ CARLOS MORENO. Pedagogo. Especialista em Educação. Exerceu a docência e coordenação em cursos superiores e de pós-graduação. 35 anos em empresas de médio e grande porte sempre na área de Desenvolvimento Humano. Tem especialização em Filosofia e Ensino da Filosofia (2012); em Didática do Ensino Superior (2004); em Administração da Educação (2002); em Gestão Estratégica e Qualidade (2005). Membro da Academia Ribeirão-pretana de Educação – ARE., cadeira 17, empossado em dezembro 2007. Presidente no exercício 2010 – 2012; reeleito para a gestão 2012-2014; gestão 2014-2016; gestão 2016-2019.

Este artigo foi apresentado durante a mesa-redonda “Educação brasileira contemporânea: ensino, avaliação e formação de professores”, com as participações de Elaine Assolini, Meire Pedersoli, Luiz Carlos Moreno e Marlene Trivellato. O debate foi promovido durante a programação da 22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, no auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace), no dia 14 de agosto de 2023.

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