Carta de Natal 2023

A data do Natal enseja aproximações que são sempre bem-vindas. O dia é festivo apropriado para compartilhar alegrias, o clima que rola é de confraternizações.

A consistência dos abraços trocados revela muito afeto que vai tocar nossas almas e nossos corações.

A parceria que se estabelece revela que o clima de Natal foi assumido.

Também não deve faltar no Natal o espirito de que as essências dos repertórios vivenciados, almejam ter continuidade e funcionar como uma meta de realizações a ser alcançada

Deus tem planos para nossas vidas que devem conter sempre o apreço pelo amor e pela família.

O fraternal gesto de dar e receber carinhosos abraços, nos aproximam e nos tornam capazes de transbordar afetos, que são os melhores presentes a serem trocados.

Natal, em seu pleno significado, vai de encontro a tudo que desejo a minha cara amiga/o.

É dessa forma que repasso a você, de tantas belas jornadas, um pouco das minhas vibrações, que devem e querem alcançá-la/o.

Esse encontro epistolar vem a calhar no tempo e no espaço, quando o clima natalino reina soberano e altaneiro.

Natal luz ilumina o espirito e o coração.
Natal paz
apazigua e tranquiliza.
Natal família envolvente alegria.

O Natal chegou, carregando todo seu simbolismo e autenticidade.

Posso entrar é a pergunta que cabe. A resposta é simples. Por favor, entre e venha partilhar conosco toda a sua incomparável beleza.

E assim começa um belo encontro, que não deveria ter fim, pois o Natal é eterno – ilumina, brilha e cativa para sempre.

Camilo Xavier 25/12/2023

Feliz Natal e que ele se esparrame na sua vida, querida amiga e querido amigo.

Comissão avalia 2023 e elabora planejamento de ações para 2024

No início deste mês de dezembro, foi organizada na tarde do dia 8, nas dependências da Escola Estadual Otoniel Mota, uma reunião de planejamento da Incubadora Cultura que avaliou o concurso literário 2023, evento realizado em 26 de outubro, no Teatro Muncipal de Ribeirão Preto, com o lançamento do livro “Travessia”, que reúne os trabalhos dos alunos do ensino médio e fundamental de escolas da rede pública e privada de Ribeirão Preto e grande região.

O encontro contou com as presenças de autoridades municipais, professores, colaboradores e líderes do setor de ensino e cultura e coordenadores da Incubadora Cultural: escritor e poeta Camilo André Mércio Xavier; Profª Heloisa Alves; Profª Filomena Elaine Assolini, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP; Pedro Leão, secretário municipal da Cultura e Turismo; Cristiane Framantino Bezerra, superintendente da Fundação Instituto do Livro; Adelcia Edelweiss Cesar Serapiao de Souza e Ana Luisa Landi, diretora e vice-diretora da Escola Estadual Otoniel Mota; Fernanda Castello Moço Ripamonte, presidente da Academia Ribeirãopretana de Letras; Eliane Ratier, presidente da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto (ALARP); Paula Rezende Hautz Dias, coordenadora pedagógica na Rede Municipal de Ribeirão Preto; Profª Maris Ester Aparecido Souza, presidente da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto; Helena Agostinho, presidente da União dos Escritores Independentes de Ribeirão Preto; Michele Lira, assessora da direção da E.E. Otoniel Mota e da Incubadora Cultural; Leonardo Scarulis, artista plástico, responsável pelas capas dos livro da Incubadora Cultural; escritor, advogado e juiz de paz André Luiz da Silva; Matheus Morais, colaborador técnico em informática; e Rogério K. Moreira, representando os Rotary Clubs de Ribeirão Preto.

Com todos reunidos, juntos avaliaram questões como o resgate da história, memórias e identidade da iniciativa Projeto Incubadora Cultural Ribeirão Preto, debate sobre a posição atual e o futuro desejado, discussão das possibilidades e limites da iniciativa hoje, análise das futuras parcerias, as atividades práticas a serem desenvolvidas e os ajustes sobre o concurso e a organização do evento para 2024. Nessa oportunidade, foi apresentado o titulo e feita a leitura da poesia que representará o tema da edição 2024 do concurso literário, composta pelo autor Camilo Xavier, sendo aprovada por unanimidade.

Incubadora Cultural desperta interesse de nova colaboradora

Em uma iniciativa descontraída, Camilo André Mércio Xavier, idealizador da Incubadora Cultural, promoveu um rápido bate-papo com Marina Felício, esposa de José Luiz Felício, fundador da Passaredo Linhas Aéreas, falecido em outubro passado. Bastante engajada no tema espiritualidade, Marina atua hoje como pastora na comunidade Caminho da Vida, igreja que fundou com seu marido. Uma entusiasta de projetos sociais, ela conheceu o trabalho realizado com o lançamento da edição 2023 do concurso literário “Travessia”, da Incubadora Cultura. Encantada com o trabalho desenvolvido, Marina se dispôs também a contribuir com o projeto de educação e cultura que tem como foco os jovens estudantes do ensino médio e fundamental das escolas públicas e privadas de Ribeirão Preto e grande região.

Confira a conversa: