Incubadora Cultural Ribeirão Preto e Rotary Clubs juntos pela educação

A educação é o princípio fundamental, a prioridade básica para a estruturação de uma sociedade que visa atingir o seu pleno desenvolvimento social, político, econômico, científico e cultural. Sem educação não se constrói um país do futuro. Inserir práticas culturais na educação infantil e no cotidiano de jovens estudantes abre portas para muito mais do que conhecer hábitos, costumes e tradições de um povo. Isso porque, a educação e a cultura também abrem espaço para o diálogo, reflexão e aprendizado que envolvem o convívio com a diversidade.

Neste bate-papo, o Prof. Camilo Xavier entrevista o rotariano Renato Stucki, associado ao Rotary Club de Ribeirão Preto. Desde sua gestão (2018-19) como presidente do clube, ao conhecer a iniciativa do projeto Incubadora Cultural, Stucki vem apoiando e contribuindo para este importante esforço da educação e cultura que envolve as escolas, professores e alunos da rede pública e privada de ensino de Ribeirão Preto e região.

“Os objetivos empreendidos pela Incubadora Cultural estão alinhados com as causas e projetos do Rotary nas comunidades, que incentivam o engajamento dos jovens na cidadania e no fortalecimento da cultura”, destaca Renato Stucki. Junto com o Rotary Club de Ribeirão Preto, os Rotary Clubs de Ribeirão Preto-Jardim Paulista, Ribeirão Preto-Norte e Ribeirão Preto-Oeste também participam neste apoio à Incubadora Cultural, além da participação de empresas de rotarianos.

o Rotary reúne uma rede global de voluntários dedicados a enfrentar grandes desafios sociais. O Rotary conecta 1,4 milhão de associados em mais de 46 mil Rotary Clubs em 200 países e regiões geográficas. O trabalho desses voluntários melhora vidas em todo o mundo, desde ajudar pessoas que precisam em suas próprias comunidades até o combate para um mundo livre da pólio.

Assista ao vídeo da entrevista na integra:

FUNPEC-RP: uma parceira que revela talentos de jovens estudantes

Envolver parceiros é uma condição básica para o sucesso de um projeto que, entre vários fatores, contribuem também para aumentar a circulação de conhecimento e torná-lo de domínio público. A Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP), que integra uma das mais importantes editoras do interior paulista, é uma parceira fundamental de apoio à Incubadora Cultural Ribeirão Preto na produção gráfica dos livros do concurso literário anual. 

A FUNPEC-RP é uma organização sem fins lucrativos que tem como principais objetivos apoiar e promover o desenvolvimento de ensino, pesquisa e prestação de serviços à comunidade. A FUNPEC-RP tem também o importante papel na produção e disseminação de conhecimento, contando com diversos projetos científicos, revistas internacionais e uma editora.

Neste bate-papo on-line, o Prof. Camilo Xavier conversa com Alexandre de Castro Moura Duarte, diretor da FUNPEC-RP, que nos conta um pouco desta parceria. Alexandre foi professor titular do centro universitário UniSEB de Ribeirão Preto, onde lecionou e coordenou os cursos de Eng. de Produção e Administração de Empresas. Tem 28 anos de experiência em consultoria e assessoria na área de Engenharia de Produção, com ênfase em qualidade, logística, planejamento da produção e estratégia. Professor convidado dos cursos de pós-graduação da MBA FEA-USP Ribeirão Preto, MBA Uniararas e MBA Instituto de Pós-graduação & Graduação (IPOG).

“O fortalecimento da educação é o resultado dessa parceria de esforços conjuntos que atrai a participação de escolas e acaba revelando talentos de jovens estudantes que estão pegando gosto pelo prazer de ler e escrever”, destaca Alexandre.

Confira aqui o vídeo da entrevista na íntegra: