*Por Eliane Ratier
No dia 24/10/2024, a partir das 14h, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, deu-se mais um evento da Incubadora Cultural.

A Incubadora Cultural Ribeirão Preto nasceu de um desejo de Camilo André Mércio Xavier, que convidou a Profa. Dra. Filomena Elaine Paiva Assolini e a Profa. Heloísa Martins Alves com o intuito de juntos criarem um projeto para incentivar os alunos à leitura e escrita. Essa história já tem 11 anos e este ano foi publicado o décimo livro da Incubadora Cultural.
A proposta é que os alunos desenvolvam seus trabalhos de escrita, alguns fazem ilustrações, sobre um poema definido pelo autor Camilo André Mércio Xavier, elaborado exclusivamente para esse fim.
Neste ano, o poema foi “Transbordamentos”.
As escolas se inscrevem para participar do concurso literário do projeto e os alunos trabalham o tema. Como resultado, os trabalhos selecionados são publicados num livro que é impresso e distribuído para as escolas.
Este é um projeto feito a várias mãos. Nós temos o idealizador Camilo, a Profa. Dra. Elaine que coordena o trabalho com os professores e a Profa. Heloísa que promove o contato com as escolas, além da professora Cláudia Cantarella, que faz a revisão, do Leonardo Scarulis, que faz a capa, do Prof. e ilustrador Arnaldo Neto, ilustrador, do Prof. Dr. Alexandre de Castro Moura Duarte, editor do livro e diretor da Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP), Celma Serrano e Karla Guerreiro, da Fundação Instituto do Livro de Ribeirão Preto, além do apoio cultural de instituições e empresas, e dos amigos que fazem as orelhas, Adriana Silva, do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC), e Fernanda Ripamonte, presidente da Academia Ribeirãpretana de Letras.
Na tarde da solenidade de abertura do evento de lançamento do livro, os mentores do projeto se pronunciaram com felicidade sobre mais uma edição e os colaboradores foram chamados ao palco para celebrar.
Outras mãos contribuiram no trabalho e os devidos agradecimentos foram feitos: ao André Silva, secretário da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, ao Pedro Leão, ex-secretário de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, a Vera Gobbi, secretária adjunta, ao Thiago Del Lama, diretor do Teatro Municipal de Ribeirão Preto “Prefeito Welson Gasparini “ e sua equipe técnica, que nos receberam tão bem, ao Rogério Moreira, representando os Rotary Clubs de Ribeirão Preto e as empresas apoiadoras, ao Mateus Moraes, colaborador de informática e documentação da Incubadora, às professoras Edel e Ana Luiza, que compunham a direção da Escola Otoniel Mota e são apoiadoras e entusiastas da Incubadora Cultural, à imprensa e fotógrafos que estiveram registrando e divulgando o evento, ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento da USP Ribeirão Preto (Gepalle), que apoia o evento com sua assessoria, aos doces da Santa Helena Alimentos que contribuíram para o lanche dos nossos convidados.
Tivemos a presença das autoridades, André Silva, secretário municipal de Cultura e Turismo, que esteve representando o prefeito e os representantes das entidades educacionais, artísticas e literárias da cidade, como da Academia de Letras e Artes da Ribeirão Preto, Academia Ribeirão-Pretana de Educação, Academia Ribeirãopretana de Letras, União dos Escritores Independentes, Casa do Poeta e Escritor de Ribeirão Preto e a Ordem dos Jornalistas.
As escolas participantes são públicas e algumas particulares de Ribeirão e região. São elas: Colégio Anglo Ribeirão, Colégio Cervantes de Bonfim Paulista, Colégio Tom Jobim – Sistema Anglo de Cravinhos, Escola Estadual Cel. João de Souza Campos de Cravinhos, Escola Estadual Cel. José Aleixo da Silva Passos, Escola Estadual Cid de Oliveira Leite, Escola Estadual Cônego Barros, Escola Estadual Dr. Francisco da Cunha de Bonfim Paulista, Escola Estadual Dr. Geraldo Correia de Carvalho, Escola Estadual Dr. João Rodrigues Guião, Escola Estadual Miguel Jorge, Escola Estadual Otoniel Mota, Escola Estadual Prof. Agenor Medeiros (Bento Quirino) de São Simão. Escola Estadual Prof. Francisco Gomes de Cravinhos, Escola Estadual Prof. Geraldo Torrão de Cajuru, Escola Estadual Prof. Sebastião Fernandes Palma, Escola Estadual Vereador José Bompani, Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Dra. Eneida Pereira dos Santos Aguiar, Fundação Educandário “Cel. Quito Junqueira”, Liceu Carlos Monteiro – COC de São Simão, Marista Escola Social Irmão Rui.

As escolas participantes estiveram presentes no evento para receber seus exemplares do novo livro, assistir à entrega dos troféus de participação e ao espetáculo especialmente preparado para a ocasião.
Os artistas Gustavo Molinari, Cristina Modé Angelotti, ambos da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto e da Academia Ribeirão-Pretana de Educação, a cantora Alciony Menegaz, da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, e o pianista Luiz Otávio Zamoner, aluno do Prof. Gustavo Molinari, fizeram belíssima apresentações de piano e canto para os presentes no teatro.
A Escola Estadual Otoniel Mota trouxe a aluna Renata Aline Pereira Lima da Silva para uma declamação de poema de sua autoria. A Profª Márcia de Souza Medeiros, da Escola Profa. Eneida Pereira dos Santos de Aguiar, trouxe um trecho do projeto dance Espetáculo “Mi nas”, sobre a obra do cantor Milton Nascimento. A Escola Marista trouxe a apresentação artística da jornada ampliada, com estudantes das turmas de aprofundamento de canto e dança, performance e música, e o circo acrobático, com a performance de portagem e acrobacias dos estudantes da turma de aprofundamento em práticas circenses. Alguns trechos dos poemas do livro foram lidos e todas as apresentações foram muito aplaudidas pela plateia.
Após o encerramento, um lanche foi servido no saguão do teatro e os livros foram distribuídos para os alunos das escolas.
Assim terminamos mais uma edição do evento desta linda iniciativa à educação, arte e cultura.
Quem conta esta história sou eu, Eliane Ratier, mais uma colaboradora da Incubadora Cultural.
E, querem saber?! Nosso querido Dr. Camilo Xavier já tem o tema do poema da próxima edição 2025 do livro da Incubadora Cultural. Aguardemos!
Até lá!
*Eliane Ratier é presidente da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto (ALARP) e colaboradora da Incubadora Cultural. No lançamento do livro 2024, foi a mestre de cerimônia que apresentou o evento.











